Oficinas

Oficina de Teatro de Rua - espaço, movimento e ritmo

A oficina é uma mostra da experiência de dez anos do grupo em teatro de rua

Aborda espaço, movimento e ritmo. O acordar do corpo: a primeira palavra do vocabulário teatral é o corpo humano, principal fonte de som e movimento. Por isso, para que se possa dominar os meios de produção teatral, deve-se conhecer o próprio corpo, para depois torná-lo mais expressivo. Só assim o “espectador” estará habilitado a praticar formas teatrais que, por etapas, ajudem-no a libertar-se de sua condição de “espectador” e assumir a de “ator”.

 

 

Roteiro de aula:

- concentração inicial
- alongamento
- aquecimento físico forte, como: corrida, dança, elementos plásticos, saltos, arremesso, espirais, rolamentos

Serão trabalhados os primeiros exercícios e jogos para um despertar físico individual e coletivo, buscando também uma integração do grupo.

- bastões
- exercícios de sensibilização
- jogos de concentração e engajamento, foco, espaço, deslocamento, ritmo
- improvisação

A prática do teatro como linguagem viva e presente, exercitando conjuntamente os elementos trabalhados durante a oficina.

- relaxamento final


Oficina direcionada para pessoas com idade mínima de 15 anos

Máximo de participantes: 25 pessoas

Local da oficina: sala ampla (mínimo 10m X 15m), preferencialmente com chão de madeira e banheiro próximo, e um aparelho de CD player.

Solicita-se 25 bastões (tipo cabo de vassoura), e uma bola.

Os interessados devem comparecer com roupa de trabalho (abrigo, camiseta, etc).

Oficina Básica de Iluminação Teatral

Publico: pessoas com idade mínima de 16 anos.
Máximo de participantes: 20 pessoas
Local da oficina: sala multifuncional ou teatro
Material: o mínimo de equipamento de iluminação

A iluminação é um elemento crucial em qualquer espetáculo teatral. Sem uma abordagem criativa e tecnicamente eficiente de iluminação, a platéia não pode apreciar completamente os cenários e figurinos, nem o que é mais importante, os atores no palco.

Um bom iluminador é um membro essencial em qualquer grupo ou espetáculo, como também alguém que conheça princípios da iluminação de palco e que possua a capacidade criativa de produzir os efeitos requeridos e de interpretar as necessidades dos diretores.

As Oficinas de Iluminação Teatral tem como objetivo principal proporcionar o conhecimento da caixa cênica italiana, de sua maquinaria e dos equipamentos mais usuais através do entendimento dos princípios fundamentais da iluminação.

*Oficina Básica de Iluminação Teatral

Três etapas básicas: 1ª etapa: teórica com distribuição de material bibliográfico de apoio; 2ª etapa: teórico-prática onde teremos o aprofundamento da teoria e o primeiro contato com os equipamentos e 3ª etapa: prática com visitas aos teatros da cidade previamente agendados (quando houver) e , dentro do possível, exercitar os conhecimentos adquiridos na Oficina, como a montagem e desmontagem de refletores, colocação de lâmpadas, trabalho com escada, afinação de refletores em diversos ângulos, e etc.

Serão abordados na caixa cênica italiana termos cenográficos, tais como: urdimento, vara, trilho, contrapeso, coxia, varanda, palco, proscênio, quartelada, rua, bambolina, pernas, fosso de orquestra entre outros.
Os equipamentos de iluminação a serem trabalhados consistem basicamente dos refletores (Plano Convexo-PC, Fresnel-FR, PAR 64-P64 e Elipsoidal-EL) e de um sistema de controle (racks e mesas analógicas).
Além disso, na parte teórica serão aprofundados elementos como: as propriedades da luz (intensidade, cor, distribuição e movimento), objetivos da iluminação teatral (visibilidade seletiva, revelação da fórmula, composição e humor) e alguns dos vários ângulos de iluminação sobre a face do ator (luz de chão, pino, frontais, contra-luz, lateral e etc).

Oficina de Perna de Pau

Público: pessoas com idade mínima de 15 anos.
Máximo de participantes: 25 pessoas
Local da oficina: sala ampla (mínimo 10m X 15m), preferencialmente com chão de madeira e banheiro próximo, e um aparelho de CD player. Se possível, ter próximo um pátio com chão regular para a prática da perna-de-pau na rua.
Material: 25 bastões (tipo cabo de vassoura)
Traje: roupa de trabalho (bermuda ou abrigo, camiseta, etc), e tênis para o momento de colocar as pernas-de-pau.

Esta oficina tem como objetivo principal o ensinamento de uma técnica muito importante desenvolvida no teatro de rua que é o uso da perna de pau.

O teatro de rua trabalha com a ampliação das figuras, através de enchimentos, grandes estruturas de cabeça, etc., e principalmente através da perna-de-pau. Este elemento propicia o diferencial de altura, que na rua é fundamental para melhor visibilidade do espetáculo, além de criar um encantamento no público, principalmente quando há destreza no desenvolvimento da técnica. Portanto, julga-se fundamental o aprendizado da técnica de perna-de-pau para produção de espetáculos de teatro de rua.

O primeiro momento da oficina trabalha com elementos básicos desenvolvidos na oficina de teatro de rua, essenciais também para o trabalho com pernas-de-pau, como:

- concentração inicial
- alongamento
- aquecimento físico forte, como: corrida, dança, elementos plásticos, saltos, arremesso, espirais, rolamentos
- bastões
- exercícios de sensibilização
- jogos de concentração e engajamento, foco, espaço, deslocamento, ritmo

O segundo momento da oficina trabalha especificamente com a técnica da perna-de-pau, suas possibilidades, movimentos diferenciados, equilíbrio, performances, coreografias ritmadas, etc., finalizando com:

- improvisações curtas com ênfase no uso da perna-de-pau
- relaxamento final

Oficina de Iniciação Teatral

Público: pessoas com idade mínima de 16 anos.
Máximo de participantes: 20 pessoas
Local da oficina: sala ampla (mínimo 10m X 15m), preferencialmente com chão de madeira e banheiro próximo, e um aparelho de CD player.
Traje: roupa de trabalho (abrigo, camiseta, etc), e tênis para o momento de colocar as pernas-de-pau.

A oficina tem o objetivo de atingir o público, ou seja pessoas desta região da cidade ou estado que nunca, ou muito pouco tenham vivenciado o fazer teatral.

O plano geral de trabalho pode ser sistematizado da seguinte forma:

Primeira Etapa – Conhecimento do Corpo – Sequência de exercícios em que se começa a conhecer o próprio corpo, suas limitações e suas possibilidades, suas deformações sociais e suas possibilidades de recuperação.

Neste momento serão trabalhados os primeiros exercícios e jogos para um despertar físico individual e coletivo, buscando também uma integração do grupo

Segunda Etapa – Tornar o Corpo Expressivo – Sequência de jogos em que cada pessoa começa a se expressar unicamente através do corpo, abandonando outras formas de expressão mais usuais e cotidianas. Neste segundo momento começa um trabalho mais específico de técnicas de expressividade, usando aquecimento vocal, elementos vivos do corpo, acrobacia, pernas de pau, malabarismo, bastões, bandeiras, fogo etc...

Oficina de Produção

Público: pessoas com idade mínima de 18 anos.
Máximo de participantes: 20 pessoas
Local da oficina: sala com cadeiras e mesa, quadro branco
Carga horária: 20h ou 40h.

A Oficina de produção pretende trabalhar com artistas em geral que estejam começando a desenvolver atividades de produção cultural – em artes cênicas.

A oficina pretende trabalhar com organização de projetos culturais de tanto quanto para espetáculos teatrais, oficinas, seminários, festivais, etc... abordando leis de incentivo (LIC, Lei Rouanet e Fumproarte,...), elaboração de projetos (apresentação, justificativa, objetivos, metodologia...), release de divulgação e planejamento de trabalho.

Oficina de Sensibilização para o Teatro

Público: pessoas com idade mínima de 16 anos.
Máximo de participantes: 25 pessoas
Local da oficina: sala ampla (mínimo 10m X 15m), preferencialmente com chão de madeira e banheiro próximo, e um aparelho de CD player.
Trajes: com roupa de trabalho (abrigo, camiseta, etc).

Esta oficina é uma vivência que tem como objetivo a experimentação de exercícios, tanto individuais quanto de grupo, que venham revelar sensações não cotidianas, fundamentais ao trabalho do ator.

Estimula-se também todos os sentidos - olfato, tato, visão, audição, gosto - usando para esse fim tanto elementos externos que estão presentes no cotidiano, porém passam despercebidos aos olhares passageiros, como percepções internas.

Ambos são elementos de pesquisa para o ator, pois é através de suas experiências, e de seu corpo (a capacidade diferenciada de percepção do mundo que o rodeia) que ele pode recriar suas emoções e assim construir seus personagens.